Stop War Start Tennis

A Stop War Start Tennis foi fundada pelo tenista paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e surgiu após este visitar tenistas que ficaram feridos pelas diversas guerras que ocorrem no sul da Ásia e Oriente Médio. O objetivo da fundação é promover a paz através do tênis. Aisam acredita que o esporte pode acabar com preconceitos e unir pessoas e nações que foram separadas por conflitos, assim reconciliando diferenças e curando as feridas das guerras.   

O pontapé inicial foi em Wimbledon, no ano de 2010. Com a tensão presente entre Índia e Paquistão, Aisam e seu parceiro na época, o indiano Rohan Bopanna, decidiram espalhar uma mensagem de paz através do esporte para seus países. Treinavam e se aqueciam com camisetas que mostravam a mensagem “Stop War Start Tennis”. Com o apoio dos tenistas presentes e da imprensa, a campanha foi um sucesso, e então começaram a atuar em projetos para a fundação.

Aisam-Qureshi-left-and-Rohan-Bopanna-wearing-Stop-War-Start-Tennis-shirts-at-Wimbledon-2010

O “Indo-Pak Express”, como eram conhecidos, mostrou por muitos anos que o esporte quebra barreiras de diferenças políticas, sociais e raciais. A prova disso aconteceu no US Open 2010, em que a dupla atingiu a final e conseguiu unir indianos e paquistaneses em sua torcida, sem nenhum problema. O presidente e fundador da “Peace and Sport” Joel Bouzou declarou que “A maior vitória no esporte não é medida em medalhas, e sim nas mudanças positivas que causam na vida das pessoas, trazendo esperança para cada um. E foi exatamente isso que Rohan e Aisam fizeram na final do US Open. Eles mostraram o que verdadeiros campeões podem atingir ao usar sua fama para uma boa causa.”

Além de ações em questões políticas, a Stop War Start Tennis também envolve-se com ações sociais:

  • Em 2011, o Paquistão sofreu com inundações por várias cidades. A fundação, aliada à ATP, fez diversas doações para às vítimas.
  • No mesmo ano, em um dos conflitos entre talibãs e militares, centenas de famílias perderam suas casas e se refugiaram no mais prestigiado clube de tênis paquistanês, o Pakistan Tennis Club Peshawar. O clube foi ocupado por vacas e cabras das famílias, o que acabou destruindo o local. Qureshi rapidamente ofereceu dinheiro para a reconstrução do clube e, com o apoio de estrelas como Roger Federer, Rafael Nadal e Andy Murray, fez um leilão de várias peças para ajudar as famílias afetadas pela guerra. 
  • Em 2012, Qureshi e seu atual parceiro, Jean-Julien Rojer, visitaram crianças do Cincinnati Children’s Hospital Medical Center para colocar um sorriso no rosto e confortar os pais, que sabem o quão difícil é animar essas crianças que passam por momentos difíceis. 
  • Em fevereiro de 2013, Aisam fez visitas ao Afeganistão e Sri Lanka para apoiar soldados feridos na guerra que tornaram-se tenistas cadeirantes ou árbitros e juízes de linha da ITF. Com a ajuda da ATP, ele visa conseguir 100 cadeiras de rodas para a prática de tênis e assim doar para vários projetos em diversos países.

Interessado em fazer doações para essa maravilhosa instituição? Clique aqui >> Stop War Start Tennis: Donations <<  Por menor que seja a quantia, será de grande ajuda para muitas pessoas pelo mundo.

Anúncios

2 comentários sobre “Stop War Start Tennis

  1. Pingback: Os novos times para 2014 | Match Tie-Break

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s