Murray e Marray.

O Daily Mail fez uma matéria muito interessante sobre Andy Murray e Jonathan Marray, comparando o sucesso de um ganhador de Grand Slam no simples e nas duplas. Achei tão bacana que resolvi traduzir na íntegra. Bora conferir?

Ambos são campeões de Grand Slam, mas Murray tem uma mansão de 5 milhões de libras e uma Ferrari, enquanto Marray divide a casa e dirige um Fiesta.

Ele andou anonimamente pela multidão que fugia da chuva aqui em Roland Garros semana passada. A raqueteira pendurada em seu ombro dava a única dica de que Jonny Marray ganha a vida jogando o mesmo esporte que Andy Murray.

No entanto Marray, como Murray, é um campeão de Grand Slam.

Mas enquanto a fortuna de Murray é contada em milhões, mesmo antes de ter ganho o título do US Open em Nova Iorque no último verão, no qual colaborou muito com seu dinheiro acumulado, a coroação de Marray como campeão de duplas masculinas de Wimbledon na quadra central 11 meses atrás teve pouco impacto na vida do nativo de Sheffield de 32 anos.

Vida pacata: Jonny Marray pode andar pela multidão em Roland Garros sem ser notado.

Vida pacata: Jonny Marray pode andar pela multidão em Roland Garros sem ser notado.

‘Vou trocar meu Ford Fiesta de 13 anos por um novo Audi A3’, disse Marray.

A dura realidade é que os dois campeões, que dividem a mesma paixão pelo tênis, vivem e trabalham em universos diferentes.

Mesmo assim, a similaridade sonora de seus nomes faz com que Marray soletre seu sobrenome para aonde quer que viaje.

‘Até mesmo aqui, na mesa dos jogadores, quando tive que me apresentar, eles colocaram diretamente ‘Murray’ na lista de jogadores’, ele explica. ‘Sempre preciso dizer “Marray . . . M… A…”. Eu não acho que eles me confundam com Andy — ele é muito famoso, né! — mas eles sabem que ele tem um irmão que joga, então eles concluem que devo ser Jamie Murray.’

Choque: Marray e o dinamarquês Frederik Nielsen foram os inesperados vencedores de duplas em Wimbledon no ano passado.

Choque: Marray e o dinamarquês Frederik Nielsen foram os inesperados vencedores de duplas em Wimbledon no ano passado.

Sorrisos: A vitória no All England Club não fez Marray um nome reconhecido.

Sorrisos: A vitória no All England Club não fez Marray um nome reconhecido.

Marray está em seu 13º ano jogando tênis profissionalmente em um mundo decadente, sem reclamar.

Para contrastar, o talento de Murray atraiu um contrato de 15 milhões de libras por 5 anos para vestir roupas e tênis da Adidas. Ele vive em uma mansão de 5,6 milhões de libras no cinturão suburbano de Surrey com sua namorada, Kim Sears, e comprou e vendeu uma Ferrari e uma Aston Martin, antes de adquirir uma Jaguar top de linha, em um acordo de patrocinadores.

Murray foi terceiro na BBC Sports Personality of the Year, num verão olímpico onde sua fama se espalhou através de sua primeira final em Wimbledon, seguido da conquista do ouro olímpico. Número 2 do mundo, seu ganho total na carreira é de $27,216,143.

Glamour: O status de Andy Murray como um ícone mundial contrasta completamente com o de Marray.

Glamour: O status de Andy Murray como ícone mundial contrasta completamente com o de Marray.

Marray ganhou Wimbledon com um excêntrico dinamarquês chamado Freddie Nielsen, vestindo camiseta e bermuda emprestadas que foram lavadas todas as noites pelos funcionários do All England Club.

Ele usou tênis doados por Ken Skupski, seu companheiro de quarto no National Tennis Centre, onde viveu de graça em acomodações parecidas com salas de boas universidades. Sua casa na Inglaterra é um quarto alugado na casa de sua irmã, Siobhain, em Sheffield, onde ele cresceu. Marray estava feliz por estar na platéia do programa Sports Personality.

Número 18 do ranking de duplas, Marray acumulou $808,869 em seus 12 anos de carreira, mas grande porcentagem deste valor foi retirado para pagar vôos para torneios, hotéis e gastos na tour.

Tornar-se um campeão de Wimbledon o fez pelo menos ser um dos solteirões mais desejados de Sheffield?

‘Eu não tenho uma namorada no momento, então obviamente não!’ disse Marray, com o rosto ruborizando rapidamente. Também não tem patrocinadores.

‘Eu ainda não assinei um contrato de roupas, desde Wimbledon — mas vou pegar um kit que foi dado a mim por um dos maiores fabricantes, já é um começo!’ disse brevemente.

Novato: Marray anos atrás em uma partida contra Lleyton Hewitt no Queen's Club em 2004.

Novato: Marray anos atrás em uma partida contra Lleyton Hewitt no Queen’s Club em 2004.

Ele também pagou para usar dois patches de patrocinadores, Asa Computers e Kettle Chips.

O que significa para Marray ser um campeão de Wimbledon, além de ter ganho um cheque de 130 mil libras?

‘Dinheiro sempre foi um problema, mas tirou uma pressão enorme que senti por toda minha carreira.’ ele disse. ‘Acima de tudo, é um sentimento maravilhoso ter algo para mostrar para mim e minha família, por todos esses anos que me dediquei. Meu nome estará lá, no quadro de honra de Wimbledon, para sempre.’

Brevemente, a vida profissional de Marray acompanhou a de Murray, que, quando adolescente, jogaram nos circuitos Future e Challenger, dois níveis abaixo do ATP tour.

Murray rapidamente progrediu, e já ganhou 26 torneios na tour da ATP. Marray está em água parada. Para ele, o jogo serviu de sub-trama para procurar por vôos baratos para lugares que são um ponto no mapa, como Usbequistão e América do Sul. Compare isso com Murray, no qual o seu desejo por gastar melhor seu tempo o convenceu de viajar de vez em quando em jato particular.

Novos horizontes: com Nielsen, Marray disputou o ATP World Finals no O2.

Novos horizontes: com Nielsen, Marray disputou o ATP World Finals no O2.

‘Meus pais me ajudaram até meus 21 anos e desde então o dinheiro não sobra’, disse Marray, ‘Eu não tenho uma casa, mas posso fazer o que amo. Andy, Roger Federer, Rafa Nadal e Novak Djokovic estão em uma liga diferente. Nas duplas, você tem que estar no top 30 para ter uma vida decente. Dos 70 para baixo, o dinheiro fica curto demais.’

Antes de Wimbledon, Marray era ranqueado como 81. Ele retornará para defender o título com Colin Fleming, já que Nielsen optou por tentar ser jogador de simples.

Fleming tinha parceria com Ross Hutchins, que foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin no fim do ano passado. ‘Ross estava tão em forma, tão saudável e tão profissional que a notícia foi um choque para todos nós’, disse Marray. ‘Algo como isso nos faz pensar.’

Dupla britânica: Marray jogou ao lado de Heather Watson esta semana nas duplas mistas.

Dupla britânica: Marray jogou ao lado de Heather Watson esta semana nas duplas mistas.

Para este verão, Marray e Fleming irão alugar o apartamento que Hutchins comprou em Wimbledon, mas preferiu mudar-se para ele apenas quando terminasse suas sessões de quimioterapia.

Marray é um homem naturalmente tímido. ‘Vai ser estranho voltar a Wimbledon sem Freddie. O velho Fred não é normal’, sorriu. ‘Ele vem a você com coisas muito aleatórias. Ele consegue inserir falas de filmes em qualquer situação. Ele é engraçado, um tipo de animal muito sociável.’

Marray e Nielsen tiveram que batalhar em cinco sets para ganhar quatro de suas seis partidas, incluindo a final. ‘Eu acho que era para ser’, disse Marray. Uma de suas primeiras mensagens de parabéns veio de Murray.

‘Mais tarde, na miserável tarde parisiense de quinta-feira, Marray e Fleming perderam aqui na primeira rodada de Roland Garros. ‘Estou muito feliz de ter Colin como parceiro’, disse Marray, uma vez que a tristeza passou. ‘Ele é um ótimo jogador, um verdadeiro paredão, e ambos achamos que podemos nos dar muito bem na temporada de grama, uma vez em casa.’

Os dois mostraram uma fantástica virada na Copa Davis em Abril, quando a Grã Bretanha se recuperou de um 0-2 para derrotar a Rússia, o que os permitiu enfrentar a Croácia, oferecendo ao vencedor uma vaga no grupo mundial. Foi a estreia de Marray na Copa Davis, e ele se arrepiou quando foi apresentado ao público como o campeão de Wimbledon.

Ambicioso: jogará com Colin Fleming em Wimbledon, na tentativa de defender seu título.

Ambicioso: jogará com Colin Fleming em Wimbledon, na tentativa de defender seu título.

Seu troféu de Wimbledon está à mostra no Hallamshire Tennis Club, em Sheffield, onde seu irmão, Dave, joga. ‘Tive que levar para consertar, já que ganhou um pequeno arranhão depois que deixei minha irmã levá-lo numa arrecadação de dinheiro’, disse Marray. ‘Fiquei bravo com ela, mas fizemos as pazes. Até porque eu moro na casa dela e não poderia ficar bravo com ela por muito tempo.’

Marray não vê aposentadoria no horizonte. ‘Enquanto eu estiver em forma e me divertindo jogando, ainda serei um tenista’, ele disse. E ele será um campeão de Wimbledon para sempre.

Anúncios

Um comentário sobre “Murray e Marray.

  1. Que contraste! E o cara é o último campeão de duplas em Wimbledon. Atletas de simples e atletas de duplas:parece que praticam esportes diferentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s