Sobre Marin Cilic

Eu precisava escrever em algum lugar sobre esse caso de doping de Marin Cilic. A ITF soltou um comunicado completo de todos os acontecimentos ditos pelo atleta na audiência que ocorreu no dia 13 de setembro. Ele é o meu tenista (sem mononucleose) favorito e eu não estou aguentando mais ler coisas pra lá e pra cá sobre. Vejo muitas pessoas perdidas com esse caso, e até comentando coisas erradas, então resolvi explicar, através do comunicado, o que realmente aconteceu.

Marin Cilic foi pego no doping por uma amostra de urina dada no torneio de Munique, no dia 1 de maio deste ano. O exame detectou uma substância chamada niquetamida, proibida nas regras da ITF. Recebeu por e-mail uma carta no dia 11 de junho informando o teste positivo e assim suspendeu suas atividades voluntariamente. O atleta informou que não teve intenção de aumentar sua performance, sendo assim ingerido sem o conhecimento da substância proibida.

O que aconteceu, detalhadamente:

  • Marin recebe suplementos do Comitê Olímpico Croata, porém glicose não é coberta pelo comitê, assim tendo que comprar por conta própria.
  • Foi aconselhado por seu preparador físico, Slaven Hrvoj, a tomar glicose para repor as faltas em seu organismo.
  • O tipo de glicose que Marin ingere normalmente é em pó, comprada na Croácia.
  • Entre os dias 15 e 18 de Abril, Cilic percebeu que seu estoque de glicose estava baixo e pediu para sua mãe comprar mais em uma farmácia perto de seu apartamento em Monte Carlo. Entre os dias 18 e 20 de Abril, Koviljka, mãe do atleta, foi até a farmácia e pediu claramente por ‘glicose para seu filho que é tenista profissional’. Não sendo fluente em inglês, pediu a ajuda para uma pessoa fluente, que repetiu para a balconista que ‘era para um atleta profissional’. A balconista forneceu um pacote de glicose em pílula que continha ‘Coramina’ escrito em letras maiores.
  • Marin questionou o porquê de a glicose estar em forma de pílula, em vez de pó, como está acostumado. Sua mãe respondeu que não havia qualquer outra forma de glicose na farmácia.
  • Após dar uma olhada rápida nos ingredientes listados na frente da caixa, Marin pensou que “nicéthamide” fosse nicotinamida, uma substância permitida, ao contrário da proibida niquetamida.
  • A ITF fornece todo o tipo de conhecimento anti-doping que um tenista precisa saber, incluindo uma linha de telefone aberta 24 horas para perguntas.
  • Marin não utilizou os serviços da ITF por usar glicose por muito tempo e, como fez vários exames anti-doping, todos com testes negativos, achou que não teria nada de errado, além de pensar que os ingredientes eram seguros. Nem passou por sua cabeça que havia algo errado ali.
  • Ele tirou uma foto do produto e mandou para Hrvoj pelo celular, perguntando se a dose de glicose estava correta para ser tomada.
  • Hrvoj, que não possui nenhuma formação farmacêutica ou nutricional, não sabia o que era Coramina e pensou que era o nome comercial do produto. Sem procurar em qualquer lugar, Hrvoj respondeu que a dose de glicose do produto era baixa, assim aconselhando-o a ingerir duas pílulas por dia, junto de sua creatina usual.
  • Após treinar em Monte Carlo, Marin encontrou-se com Hrvoj em Munique para o torneio. Como sabia que seu preparador físico havia levado a glicose em pó em que estava acostumado, deixou as em forma de pílula em sua casa em Monte Carlo.
  • Um professor de uma escola de farmacologia confirmou por testes que a performance de Marin Cilic não foi alterada pelo medicamento.
  • Do período em que chegou em Munique, até sua primeira partida, de 27 a 30 de abril, Marin não ingeriu mais nada das pílulas.
  • No dia 1º de Maio, entrou em quadra em seu primeiro jogo pelo torneio e perdeu. Após a derrota, foi selecionado pelo anti-doping.
  • No dia 11 de junho, recebeu uma carta do comitê anti-doping informando o teste positivo, antes de sua primeira partida de simples do torneio de Queen’s.
  • Hrvoj, após uma pesquisa na internet, descobriu que a substância presente no suplemento era proibido
  • No dia 26 de junho, após jogar a primeira rodada de Wimbledon, foi instruído por seus advogados de se voluntariar e desistir do torneio.
  • Desistiu do torneio alegando problemas no joelho, para evitar quaisquer tipo de comentário pela mídia antes que seu caso fosse aos tribunais. (Isso é o que diz no full report da ITF. Tanto eu quanto Marin não confirmamos isso. Ele inclusive jogou várias partidas antes com o joelho enfaixado)
  • No dia 27 de junho, escreveu uma carta endereçada à ITF, justificando ingestão não-intencional, via pílulas de glicose.
  • No dia 6 de agosto, o atleta requiriu uma audiência com o Tribunal Anti-Doping para se explicar.
  • A audiência aconteceu no dia 13 de setembro.
  • O tribunal chegou às conclusões de que 1) a substância niquetamida é proibida, 2) a justificativa dada pela tenista é aceitável, 3) os resultados, pontos e premiações recebidas durante o período entre 1º de Maio e 26 de Junho seriam desconsiderados e devolvidos.
  • O tenista recebeu uma punição de 9 meses, começando no dia 1º de Maio de 2013 e terminando em 31 de Janeiro de 2014.
  • Marin já declarou que tentará diminuir sua pena, apelando para a Corte de Arbitração do Esporte.

(Um comentário sincero de uma fã: MANO, ELE É INOCENTE, É GENTE BOA, É TUDO DE BOM, DIMINUAM ESSA PENA QUE EU TÔ COM SAUDADES, PELO AMOR DE DEUS.)

Anúncios

3 comentários sobre “Sobre Marin Cilic

    • Além de ser substância proibida, o cabeçudo não foi atrás de informações do produto. Sendo testado positivo, já dá punição.
      E bem, a punição real era de dois anos. Foi para 9 meses pela colaboração na investigação que ele deu.

  1. Uma sucessão de pequenos erros dos mais inocentes é uma pena.
    Mesmo sabendo que você é fã Aliny, não sei se nove meses, mas uma punição era necessária, afinal o Troicki também tá punido por uma idiotice. Não estou comparando os casos.
    Eu só acho estranho que o mesmo tribunal que condenou o Cilic, reduziu uma pena de doping ano passado baseado em um depoimento, por telefone, do Roddick em favor do ucraniano que foi pego.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s