Sobre o Finals

Estamos na última semana do calendário da ATP e prestes a conhecer os oito classificados para o ATP Finals. Com as crescentes perguntas de como funciona a classificação e da situação de cada uma das duplas, preparei um FAQ para vocês.

Ranking de 26 de Outubro.

Ranking de 26 de Outubro.

1) Por que Pospisil/Sock e Kubot/Lindstedt têm vantagem e se classificarão no lugar de Butorac/Klaasen mesmo estando em 8?

O Finals possui uma regra que classifica automaticamente um campeão de slam que está fora do top 8 da temporada, restando assim as 7 primeiras vagas. Este ano temos dois times que se encaixam nesta situação: Pospisil/Sock e Kubot/Lindstedt. Com um se classificando automaticamente, o outro time irá para o Finals como alternate, entrando na competição se um dos oito times desistirem.

Pospisil/Sock estão com 40 pontos na frente de Kubot/Lindstedt. Para garantir sua classificação, Pospisil/Sock precisam apenas igualar o resultado de Kubot/Lindstedt em Paris, com exceção de derrota na segunda rodada, uma vez que Pospisil/Sock são cabeças de chave e uma derrota na segunda rodada não somaria pontos, enquanto para Kubot/Lindstedt uma derrota na segunda rodada traria 90 pontos, passando na frente de seus adversários. Kubot/Lindstedt precisam ganhar uma rodada a mais que Pospisil/Sock. As únicas possibilidades de classificação para ambos é se um dos times conquistar o título ou chegar na final com Dodig/Melo perdendo na estreia.

2) O que Butorac/Klaasen precisam, então?

Butorac/Klaasen precisam ganhar o título ou fazer final com Dodig/Melo não chegando na semifinal.

3) E Dodig/Melo? 

  • Sem depender dos outros, o título
  • Se forem eliminados na estreia, Butorac/Klaasen, Pospisil/Sock e Kubot/Lindstedt não podem fazer final e Cabal/Farah não podem ser campeões
  • Se chegarem nas quartas, Butorac/Klaasen não podem fazer final e Pospisil/Sock, Kubot/Lindstedt e Cabal/Farah não podem ser campeões
  • Se chegarem na semi, Butorac/Klaasen, Pospisil/Sock e Kubot/Lindstedt não podem ser campeões
  • Se chegarem na final, apenas Butorac/Klaasen podem alcançá-los (sendo campeões)

4) E quanto aos outros?

Rojer/Tecau e Granollers/Lopez se classificarão se fizerem quartas de final, independente de outros resultados. Para chegar nas quartas, Rojer/Tecau podem se encontrar com Kubot/Lindstedt e Granollers/Lopez com Cabal/Farah, assim podendo determinar o futuro dos quatro times na mesma rodada. Os colombianos, aliás, precisam ser campeões de Paris com Dodig/Melo caindo na estreia ou quartas de final para terem a chance de classificação, sendo a mais difícil das possibilidades entre os times.

5) Putz, me perdi. Tem resumão?

Veja os quadros abaixo.

rojer tecau

granollopez

dodig melo

booty klaasen

pospisock

kubot robert

colombian

Curiosidade:
Não teremos um indiano se classificando para o Finals este ano. A última vez que isto aconteceu foi em 1996.

Anúncios

2 comentários sobre “Sobre o Finals

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s