No mínimo esperançoso

O Finals sempre foi definido como ‘o maior palco do tênis’ e dessa vez não foi diferente. Mas os protagonistas mudaram. Um torneio de simples com pouca emoção trouxe os olhares para as linhas maiores da quadra.

O torneio, com a atual diretoria, sempre deu uma atenção especial para as duplas, com uma boa programação e divulgação, atraindo um bom público, mas desta vez foi diferente. Tivemos o mundo inteiro cativado pela velocidade das jogadas e pela qualidade dos jogadores. O público novo identificou-se com o jogo.

Foi uma semana simplesmente brilhante. Foram quinze partidas de altíssima qualidade, disputadas do início ao fim. Mesmo a que apresentou um placar diferente, a semi entre Bryans e Benneteau/Vasselin, contou com pontos fantásticos que tiravam qualquer um da cadeira.

O interessante é que Bob e Mike Bryan, durante a semana, expressaram uma certa preocupação com o futuro das duplas, principalmente pela baixa divulgação dos atletas e inexistência das transmissões de jogos, causando pouco interesse no resto da temporada. Eu diria que o Finals é o modelo perfeito de torneio a ser seguido quanto ao marketing. Não há desvio de atenção, os atletas são os astros e o tênis, tratado como um todo, a atração principal. O público escolhe o que irá consumir de informação, não havendo a imposição de partidas. O que acontece em Londres pode ser visto pelo mundo inteiro, sendo na internet ou na televisão. O esporte se beneficia disso.

Se depender dos atletas e dos fãs, as duplas terão uma longa vida. Se depender da burocracia por trás de todos os contratos de transmissão e da lentidão da ATP quanto ao marketing, podemos começar a temer. Mas esta semana me trouxe um pouco de esperança. Talvez, com tudo o que aconteceu, podemos esperar uma reflexão dos manda chuvas. As duplas podem sim trazer lucro e beneficiar o esporte, basta deixar que os coadjuvantes assumam a posição de protagonistas junto a simples, reconstruindo sua história.

Anúncios

2 comentários sobre “No mínimo esperançoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s