Médico, pai de Paes revela a criação especial que o multicampeão recebeu

15 vezes campeão de Grand Slam, o indiano Leander Paes recebeu um treinamento um tanto quanto diferente na sua infância. O pai de Leander, Vece Paes, revelou para a imprensa indiana a criação

Vece, um renomado médico, utilizou seus conhecimentos em medicina para desenvolver ao máximo as capacidades de seu filho. Quando criança, Paes tinha várias bolas de tamanhos, cores e pesos diferentes disponíveis em seu berço para estimular a coordenação motora fina óculo-manual. Aos sete anos, o indiano foi apresentado aos treinos de reflexo, enquanto aos dez anos praticava a agilidade.

“A medicina esportiva diz que os reflexos começam a parar de desenvolver quando a criança atinge oito anos”, conta Vece, que também diz que um dos exercícios envolvia pegar uma régua antes que essa atingisse o chão.

“Eu jogava muito videogame. Meu pai me dava dinheiro para jogar videogame todo santo dia. Para mim era divertido, mas para ele era apenas mais um método para desenvolver minha coordenação óculo-manual e os meus reflexos”, diz Paes.

Apesar da idade avançada, o indiano de 41 anos ainda surpreende com a velocidade na rede. O sérvio Nenad Zimonjic, adversário de muitas ocasiões, concorda: “Ele tem uma das mãos mais rápidas na rede do circuito e que podem pressionar os adversários. Estando no lugar e na hora certa, ele consegue diminuir a quadra de jogo dos oponentes em questão de segundos.”

Além do treino, Vece Paes aposta nos genes. O médico foi medalhista olímpico como jogador de hóquei, enquanto sua esposa era jogadora de basquete. “Leander nasceu com fibras do tipo II”, comenta Vece. Estas fibras são de contração rápida e de maior velocidade do que as fibras do tipo I.

Paes contou com diversos especialistas durante seu crescimento, mas seu pai garante que o lado mental foi e é mais importante do que o físico em sua carreira. “Nós tínhamos vários técnicos e especialistas cuidando de Leander para o que ele precisasse, porém, apesar de todo esse apoio, a veia competitiva e a eterna motivação têm um papel essencial em sua carreira, fazendo com que ele persistisse e chegasse onde está”, finalizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s