Em dia atípico no Masters 1000 de Madri, no qual várias estrelas foram derrotadas, Bruno Soares e Marcelo Melo não escaparam. Soares, ao lado do austríaco Alexander Peya, caiu em sets diretos para os convidados Feliciano Lopez e Max Mirnyi, enquanto Melo e Dodig perderam para Murray/Peers, com parciais de 7/6 e 6/2.
Melo e Dodig entraram primeiro em quadra e sofreram com o saque de seus adversários, que estavam em dia preciso. Após perderem um set point no tie-break do primeiro set, a dupla não conseguiu voltar para o jogo, pelo domínio de Murray/Peers, sofrendo duas quebras no segundo set e perdendo a partida.
Bruno e Peya sofreram contra Lopez e Mirnyi, em partida dramática. A dupla sofreu três quebras e perdeu sete chances ao longo da partida. As pequenas chances perdidas custaram o resultado, pelas performances parecidas de ambas as duplas.
Nos outros resultados da rodada, os cabeças de chave Rojer/Tecau e Mahut/Roger-Vasselin também perderam, sofrendo derrotas para Cilic/Troicki e Bopanna/Mergea, enquanto Pospisil/Sock foram os únicos cabeças a vencer, derrotando Anderson e Chardy no set decisivo Na última partida de duplas do dia, Cuevas e Marrero saíram vitoriosos após exaustivo match tie-break contra os americanos Steve Johnson e Sam Querrey, com parciais de 3/6, 6/3 e 17-15.