O dia não foi positivo para os favoritos da parte de baixo da chave. Marcelo Melo e Ivan Dodig, cabeças de chave 2 em Melbourne, foram eliminados pelo uruguaio Pablo Cuevas e o espanhol Marcel Granollers em dois sets a um, com parciais de 7/6, 2/6 e 6/3. Nas quartas, os cabeças de chave 16 enfrentarão Vasek Pospisil e Jack Sock.
A partida foi complicada para Melo e Dodig. Apesar do bom início no primeiro set, abrindo 3/0, Cuevas e Granollers reagiram, levando para o tie-break. Lá, o uruguaio e o espanhol viram seus adversários erráticos, não tendo maiores problemas em fechar a primeira parcial. No segundo, o brasileiro e o croata inverteram a história, conseguindo duas quebras e levando a decisão para o terceiro set. Cuevas e Granollers ameaçaram o saque de Melo e Dodig em dois games, tendo sucesso no sexto. A vantagem na última parcial foi mantida até o fim, dando a vitória para os cabeças 16.
A derrota nas oitavas de final pode custar a liderança de Melo. Atual número 1 do mundo, o brasileiro pode perder o topo caso a dupla formada pelo holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau ou os irmãos Bob e Mike Bryan sejam campeões no Australian Open.
Outra dupla que também sofreu eliminação precoce foi a formada pelo indiano Rohan Bopanna e o romeno Florin Mergea, cabeças de chave 4 da competição. Eles foram surpreendidos por Max Mirnyi e Treat Huey, uma das novas duplas para 2016, em 6/4 e 6/3. O bielorrusso e o filipino enfrentarão os veteranos Daniel Nestor e Radek Stepanek nas quartas de final.