Os principais favoritos ao título do Australian Open deram adeus ao torneio. Na madrugada desta terça-feira, o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau foram eliminados pelos franceses Adrian Mannarino e Lucas Pouille em 7/6, 6/7 e 6/4.
Mannarino e Pouille continuam a surpreendente campanha no Grand Slam australiano. Além da eliminação dos cabeças de chave 1, os franceses também venceram os atuais campeões Bolelli/Fognini e os colombianos Cabal/Farah. Na semifinal, Bruno Soares e Jamie Murray poderão enfrentá-los, caso vençam a partida contra Raven Klaasen e Rajeev Ram.
A derrota de Rojer e Tecau foi positiva para o Brasil. Além de deixar Soares e Murray como os principais favoritos, a queda na Austrália também garante Marcelo Melo na liderança do ranking individual por mais algumas semanas. Existia a possibilidade de um novo número 1 caso o holandês e o romeno vencessem o torneio, com Tecau assumindo a liderança. O outro concorrente era Bob Bryan, que poderia retomar o posto mais alto do ranking se ele e Mike levassem o título, mas a queda para Klaasen/Ram impediu o feito.