O ranking individual teve mudanças significativas após o Australian Open. Os maiores envolvidos foram os campeões Bruno Soares e Jamie Murray, além de Leander Paes, Bob e Mike Bryan e os franceses Adrian Mannarino e Lucas Pouille.
Com a vitória no primeiro Grand Slam no ano, o brasileiro Bruno Soares subiu 12 posições e retornou ao top 10 após um ano fora, aparecendo na décima colocação. Seu parceiro, o britânico Jamie Murray, assumiu a segunda colocação no ranking, estando apenas 700 pontos atrás de Marcelo Melo, o atual líder.
Mannarino e Pouille ganharam mais de cem posições na atualização desta segunda-feira. Os franceses, que fizeram uma campanha impressionante no Grand Slam australiano ao derrotar três cabeças de chave para chegar na semifinal, subiram 146 e 190 colocações respectivamente, entrando no top 80.
As surpresas foram Leander Paes e os irmãos Bryan. O indiano, que está sem parceria fixa, caiu para a 52ª posição, aparecendo fora do top 50 pela primeira vez em 15 anos. Já os americanos não se beneficiaram com a ascensão de Murray, com Bob caindo para a 5ª colocação e Mike para a 6ª. Os gêmeos não aparecem fora das quatro primeiras posições desde 2005.
Assim como o próprio Bruno, eu também não esperava um início de parceria tão promissor. O bom é que o Brasil está disputando em alto nível o tênis nas duplas. É muito bom ver o Brasil novamente no topo deste esporte depois de tantos anos. 🙂