Assim como Bruno Soares, a dupla de Marcelo Melo também estreou com vitória no Masters 1000 de Monte Carlo. Em partida agitada, Melo e seu parceiro, o croata Ivan Dodig, derrotaram a dupla formada pelo espanhol David Marrero e o francês Benoit Paire em sets diretos, com parciais de 7/6 e 6/2.
No primeiro set, quatro quebras foram confirmadas dos 11 break points disputados, com a vantagem não sendo sustentada e devolvida logo em seguida. Marrero e Paire chegaram a salvar um set point no décimo segundo game, levando a decisão da parcial para o tie-break, onde Melo e Dodig saíram na frente e fecharam no quarto set point.
Confiantes, o brasileiro e o croata não deram chances para seus adversários no segundo set. Marrero e Paire foram ameaçados constantemente em seus serviços, enfrentando break points em todos os games. Mesmo salvando um match point, o espanhol e o francês não conseguiram parar Dodig/Melo, sofrendo a derrota.
Na próxima rodada, Marcelo Melo e Ivan Dodig enfrentarão Treat Huey e Max Mirnyi por uma vaga na semifinal. No outro lado da chave, os principais favoritos caíram na estreia, assim como os irmãos Bryan. Jean-Julien Rojer e Horia Tecau, cabeças de chave 1 do torneio, foram derrotados por Kontinen/Peers em sets diretos, enquanto Bob e Mike Bryan caíram para os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah em 6/4 e 6/3.