Marcelo Melo e Ivan Dodig suaram, mas viraram o jogo no Masters 1000 de Madri, estreando com vitória. Em partida complicada contra o sul-africano Raven Klaasen e o americano Rajeev Ram, o brasileiro e o croata venceram por 5/7, 6/3 e 10-8, avançando para as quartas de final do torneio espanhol.
Após um primeiro set com chances perdidas, Melo e Dodig entraram confiantes no segundo, conseguindo a quebra no quarto game e não dando nenhuma chance para seus adversários, confirmando os saques tranquilamente. No match tie-break, o mineiro e o croata conseguiram o único mini-break de toda a parcial, no qual seguraram até o fim, vencendo a partida. Na próxima rodada, Melo e Dodig enfrentarão os vencedores da partida entre Huey/Mirnyi e Pospisil/Sock.
Já na última terça-feira, Thomaz Bellucci e o argentino Leonardo Mayer surpreenderam os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah na estreia. Cabal e Farah, conhecidos carrascos dos brasileiros no circuito de duplas, caíram na primeira rodada para o brasileiro e Mayer, de virada, com parciais de 6/7, 7/6 e 10-7.
Após salvarem dois match points, com direito aos colombianos sacando para a partida no segundo set, Bellucci e Mayer reagiram e levaram a melhor no match tie-break, avançando para a segunda rodada, onde enfrentarão Jean-Julien Rojer e Horia Tecau, os cabeças de chave 3 do torneio.
Nesta quinta-feira, além de Thomaz Bellucci, será a vez de Bruno Soares entrar em quadra para tentar a vitória. Ao lado do britânico Jamie Murray, o mineiro enfrentará a dupla formada pelo finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers, responsáveis pela eliminação de Dolgopolov/Tomic na primeira rodada. Os times se enfrentaram apenas uma vez neste ano, no torneio de Barcelona, com Bruno e Murray saindo vencedores num complicado match tie-break.