Marcelo Melo e Ivan Dodig lutaram, mas caíram nos detalhes na semifinal do Masters 1000 de Madri. Em partida disputada, Rohan Bopanna e Florin Mergea venceram o mineiro e o croata em 7/5, 6/7 e 12-10, com 1h42 de duração. O indiano e o romeno, campeões do torneio na última edição, irão defender o título neste domingo contra o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau.
A partida foi apertada e contou com paralisação pela forte chuva em Madri. Após um primeiro set que escapou das mãos de Melo e Dodig com o indiano e o romeno aproveitando o primeiro set point no saque de seus adversários, quebrando e fechando a parcial, o time de Marcelo levou a melhor no segundo set. Com uma quebra pra cada lado, a segunda parcial foi para o tie-break e viu Melo e Dodig levarem a partida para o match tie-break após conseguirem um mini-break de vantagem. No decisivo match tie-break, o mineiro e o croata chegaram a ter um match point, mas Bopanna e Mergea salvaram e forçaram o erro de seus adversários em seguida, confirmando a vitória mais tarde.
Apesar da derrota, Melo retornará ao topo do ranking de duplas. Nicolas Mahut, que também buscava o número 1, precisava de uma vitória a mais que o mineiro no torneio espanhol, mas o francês, ao lado do compatriota Pierre-Hugues Herbert, também foi eliminado nas semifinais pelo time formado por Jean-Julien Rojer e Horia Tecau, perdendo a chance de assumir a liderança.