O Brasil começou bem no Masters 1000 de Roma. Na estreia, Bruno Soares e Jamie Murray derrotaram a dupla formada pelos jovens Dominic Thiem e Alexander Zverev em sets diretos, com parciais de 6/1 e 7/6.
O brasileiro e o britânico foram dominantes no primeiro set, perdendo apenas quatro pontos em seu saque. Com duas quebras no serviço de seus adversários, a parcial foi tranquila, ao contrário do segundo set. Thiem e Zverev reagiram e trocaram uma quebra com Bruno e Murray, levando a decisão do set para o tie-break. Lá, o austríaco e o alemão salvaram quatro match points, dois deles com winners de devolução, mas não foi o suficiente para deter a vitória de Soares e Murray.
Na próxima rodada, o mineiro e o britânico enfrentarão os irmãos Bryan, que sobreviveram no duelo contra os compatriotas Steve Johnson e Sam Querrey. De virada, Bob e Mike venceram após três match points salvos, avançando para as quartas de finais. Bruno Soares já enfrentou os gêmeos em 20 oportunidades, com os irmãos saindo vitoriosos em 16 vezes. A última vitória do mineiro contra Bob e Mike Bryan foi em 2013, na final de Valencia, ao lado de Alexander Peya. As outras três vitórias de Soares foram ao lado de Marcelo Melo.