A dupla formada pelo alemão Philipp Kohlschreiber e o sérvio Viktor Troicki surpreendeu mais uma vez no Masters 1000 de Roma. Após salvarem quatro match points na estreia contra Kontinen e Peers, o alemão e o sérvio viraram e foram os responsáveis pela queda de Marcelo Melo e Ivan Dodig, cabeças de chave 2 do torneio, por 3/6, 7/6 e 14-12. Na próxima rodada, a dupla enfrentará os vice-campeões de Madri, Rohan Bopanna e Florin Mergea.
O primeiro set foi de poucas chances para Kohlschreiber e Troicki. O alemão e o sérvio lutaram para conseguir uma brecha no serviço de Melo e Dodig, mas não conseguiram, tendo apenas seis dos 26 pontos disputados no saque do brasileiro e do croata, além de nenhum break point. Os cabeças de chave 2, por outro lado, conseguiram aproveitar uma das únicas duas chances de quebra do set, levando a primeira parcial.
No segundo set, apesar de Melo e Dodig começarem na frente com uma quebra no terceiro game, Kohlschreiber e Troicki entraram mais focados e o jogo ficou parelho com a devolução da quebra. Decidido no tie-break, o alemão e o sérvio abriram vantagem no início e ganharam o set. Com tudo igual, o jogo foi para o match tie-break, onde Kohlschreiber e Troicki salvaram três match points antes de fechar a partida.
Nesta sexta-feira, Bruno Soares e Jamie Murray voltarão a entrar em quadra. Em partida contra os irmãos Bob e Mike Bryan, o mineiro e o britânico buscarão uma vaga na semifinal, podendo também retomar o número 1 de Jamie Murray.