Pela chuva, Wimbledon muda a 1ª rodada de duplas para melhor de três sets

Nesta quarta-feira, pela insistente chuva que paralisou a programação, Wimbledon tomou a decisão de diminuir a duração da primeira rodada das duplas masculinas de cinco para três sets. Com apenas um dia de atraso na chave, que se iniciaria hoje, a decisão afeta muitos times e partidas, que poderiam ter outros rumos caso continuassem em melhor de cinco.

Untitled 2

Wimbledon é o único slam e um dos únicos torneios, ao lado da Copa Davis, em que as regras sobreviveram às mudanças do tempo, tendo as duplas sendo disputadas em cinco sets. O torneio favorito da maioria dos duplistas justamente por isso, com a disputa mais longa, sem ponto decisivo e o quinto set sem tie-break, Wimbledon permite que o circuito de duplas respire ares normais uma vez por ano, saindo da loucura de partidas curtas, pontos decisivos e match tie-breaks de toda santa semana.

Mas a organização faz o formato parecer frágil sempre que chove, sendo a primeira válvula de escape do torneio para situações de aperto. Não é a primeira vez que as duplas masculinas sofrem essa mudança de regra no Grand Slam britânico, sendo a última em 2011. Em 2004, no mais desesperador dos casos, a chuva fez o middle sunday, aquele domingo de descanso dos jogadores e da grama entre a primeira e a segunda semana, ser utilizado, e as duplas foram disputadas em melhor de três durante quase todo o torneio, sendo apenas as semifinais e a final voltando para os cinco sets.

Tradição, como sabemos, é algo extremamente importante em Wimbledon e o torneio dificilmente abre mão delas. Roupas brancas, o tal do middle sunday, o morango com creme… mas e o quinto set nas duplas? Ele ainda existe ali justamente pela tradição, mas até onde ele é válido para a organização, que recorre para a alteração de regra assim que encontram um problema? Mesmo nas piores chuvas ou situações durante esses anos, os jogos de simples continuaram sendo disputados em melhor de cinco, enquanto as rodadas de duplas foram cortadas e costuradas pelo torneio.

Esse tipo de mudança que depende da condição climática é um tanto absurda, faz a chave de duplas parecer aqueles anéis de humor, famosos nos anos 90, que mudavam de cor dependendo da temperatura em que ficavam expostos. Está sol? Ok, continuem jogando normalmente. Choveu? Que pena, sofram as consequências. Sendo um dos únicos palcos para o formato original das duplas, Wimbledon deveria abraçar a causa dos cinco sets, que nos dá partidas emocionantes, como a semifinal entre Bopanna/Mergea e Rojer/Tecau no último ano, ou campanhas memoráveis e construídas em cima dos cinco sets, como a de Marray/Nielsen em 2012, mas não é o que parece. Se ser melhor de cinco é um problema, como fazem aparentar, que mudem para três definitivamente, em vez de se desdobrarem de acordo com os acontecimentos. Deixem os cinco sets acontecerem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s