A parceria de Marcelo Melo e Ivan Dodig segue com tudo no Canadá. Em partida contra os romenos Florin Mergea e Horia Tecau, responsáveis pela eliminação dos irmãos Bryan nas quartas, o mineiro e o croata venceram em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3.
O jogo foi duro, mas o saque de Melo e Dodig seguiu firme, além das ótimas devoluções que desestabilizaram seus adversários. Uma quebra logo no início, durante o saque de Mergea no terceiro game, foi o suficiente para levar o primeiro set, enquanto no segundo, o mineiro e o croata levaram três games consecutivos no fim da partida para selar a vitória.
Esta é a sexta final de Masters 1000 de Marcelo Melo, que é bicampeão em Xangai, além de um troféu em Paris. Na decisão, o mineiro encontrará o compatriota Bruno Soares que, ao lado de Jamie Murray, derrotou os canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil em 6/4, 6/7 e 10-7.
Em partida complicada, o mineiro e o britânico precisaram suar para vencer a dupla olímpica canadense, que tem Nestor disputando o torneio canadense pela 28ª vez na carreira. No primeiro set, uma quebra no nono game foi o necessário para que Bruno e Murray ganhassem a parcial.
O set seguinte viu os canadenses terem quebra na frente, que foi devolvida logo em seguida e tendo a parcial decidida no tie-break. Lá, Nestor e Pospisil saíram na frente com um único mini break, empatando a partida e levando ao match tie-break. No set decisivo, a dupla do mineiro saiu na frente logo cedo e manteve a vantagem até o fim, indo até a final.
“É muito legal enfrentar o Marcelo em mais uma final de Masters 1000. Esse resultado vem em uma semana muito importante pra gente, para chegarmos com confiança nas Olimpíadas. Domingo nós somos rivais, mas domingo à tarde já somos parceiros em um busca de um objetivo maior para as nossas carreiras. É muito legal chegar com essa energia positiva, essa confiança e determinação, para levar tudo para o Rio. Independente do resultado, isso vai ser muito positivo para gente. Nós dois estamos jogando em um alto nível”, declarou Soares.