Os croatas Marin Cilic e Ivan Dodig estão lutando por um centro de treinamento em casa. Nascidos em Medjugorje, um vilarejo com cerca de cinco mil habitantes no município de Citluk, na Bósnia e Herzegovina, os campeões de Grand Slam escutam a mesma resposta há anos: “construiremos um centro de tênis no ano que vem.”

A ideia do centro de treinamento foi apresentada ao município em 1998 e o projeto atual existe há três anos. Duas quadras duras cobertas, uma quadra central com mil assentos, uma quadra poliesportiva, quatro quadras de saibro e mais duas quadras duras, além de um parque para crianças, estão inclusos no projeto de cerca de um milhão e meio de dólares que beneficiaria toda a região, mas que não sai do papel e que sempre volta a ser promessa dos autoridades municipais.
“Não conseguimos permissão. Disseram que o problema era a localização e eu encontrei um local perfeito. Após o título do Marin em 2014, prometeram que iam resolver a questão o quanto antes. Investimos cerca de cinquenta mil euros nesse projeto e agora não podemos avançar porque as autoridades não querem resolver os papeis e nos dar a permissão”, declarou Vinko Cilic, irmão do campeão do US Open em 2014, à imprensa bósnia.
O irmão de Dodig, Zeljko, também expressou a insatisfação: “É incrível. Nosso clube tem dois campeões de Grand Slam que estão no top 10 de simples e duplas, fazendo final de Copa Davis, e ainda sim as autoridades não têm vontade alguma para resolver a papelada. Acho que é mais fácil tentar fazer isso em Nova Iorque do que em Medjugorje.”
Zarko Dodig, tio do número oito do mundo em duplas, está preocupado com a falta de progresso. “Desde 1998, as autoridades municipais prometem que vão determinar o local pra iniciar a construção, mas isso nunca acontece. Enviamos duas duzias de solicitações, fizemos centenas de entrevistas e tínhamos dinheiro e investidores, mas eles não querem nos dar um local pra poder começar. Parece que não ligam pro sucesso que o clube atingiu.”
A construção não só auxiliaria o tênis, sendo um local de treinamento para Cilic, Dodig e as futuras estrelas, como também beneficiaria o handebol, o basquete e o futsal da região, que também necessitam de uma base. “Esse centro seria muito importante pra Medjugorje. Não é justo comigo e com o Marin, porque não há condições para treinarmos normalmente, e também não é justo com as crianças, que querem atingir os mesmos objetivos que nós”, declarou Ivan Dodig.
“Os jovens estão se interessando cada vez mais pelo tênis e temos excelentes competidores, mas quando o inverno chega, simplesmente não tem espaço, segurança ou condições aqui. O único lugar que possui condições fica em Siroki Brijeg, cerca de 30 quilômetros daqui. É impossível para o clube organizar e custear viagens diárias para todos os jovens, é por isso que esse projeto é essencial”, finalizou Marin Cilic, frisando a importância de uma nova sede para os cem alunos da escola de tênis.