new-piktochart_546_6ea117f4f545426598b98a0bda80b9c3c7eca0ad

A final de duplas masculinas do Australian Open acontecerá neste sábado. Bob e Mike Bryan querem o 17º título de Grand Slam, enquanto Henri Kontinen e John Peers, os atuais campeões do ATP Finals, buscam seu primeiro título da categoria.

Campanhas
Bob e Mike Bryan
– 6/3 6/0 em Mathieu/Paire
– 6/3 6/2 em Zimonjic/Zverev
– 6/3 7/6 em Baker/Mektic
– 7/6 5/7 6/4 em [9]Dodig/Granollers
– 76/ 6/3 em Carreno Busta/Garcia-Lopez

Henri Kontinen e John Peers
– 7/6 6/4 em Gonzalez/Marrero
– 6/3 6/2 em Baghdatis/Muller
– 6/7 7/6 7/6 em [14]Cabal/Farah
– 7/5 6/3 em Groth/Guccione
– 6/4 6/4 em Polmans/Whittington

Confronto direto
Kontinen/Peers lideram o confronto direto com duas vitórias em dois jogos contra os irmãos Bryan. Ambas as vitórias aconteceram no piso duro e em sets diretos.

  • Masters 1000 de Paris – Kontinen/Peers 6/4 6/2 Bryan/Bryan
  • ATP Finals – Kontinen/Peers 7/6 6/4 Bryan/Bryan

Em busca dos recordes
Bob e Mike Bryan podem igualar o recorde de John Newcombe, que possui 17 títulos de Grand Slam nas duplas masculinas, sendo o maior número de slams conquistados por um indivíduo na história. Atualmente com 16 títulos, os irmãos estão empatados com Roy Emerson e Todd Woodbridge na segunda colocação.

Donos de seis títulos no Australian Open, os gêmeos podem se aproximar do recorde de John Bromwich e Adrian Quist, que conquistaram oito troféus no Grand Slam australiano.

Ranking
Atualmente na 5ª colocação, os irmãos Bryan podem assumir o posto de números 2 do mundo caso conquistem o título, enquanto o vice-campeonato os coloca na 3ª posição. Já Kontinen e Peers, independente do resultado, serão os novos número 5 e 6 do mundo, respectivamente.

O primeiro em muito tempo
John Peers é o primeiro australiano a chegar na final de duplas masculinas do Australian Open desde Todd Woodbridge, que conquistou o título em 2001 (com Jonas Bjorkman). De todos os Grand Slams, o último australiano a conquistar um título de duplas masculinas foi Stephen Huss em Wimbledon, no ano de 2005.

O primeiro de sempre
Henri Kontinen é o primeiro finlandês, homem ou mulher, a disputar uma final de Grand Slam (simples ou duplas). Kontinen foi campeão de duplas mistas no ano passado, em Wimbledon, ao lado da britânica Heather Watson.

Histórico de Kontinen/Peers

  • Peers está em busca do seu primeiro título de Grand Slam. O australiano já disputou outras duas finais do mesmo nível em 2015, terminando vice em Wimbledon e no US Open.
  • Esta é a quinta vez que Peers disputa o Australian Open, tendo uma terceira rodada como o melhor resultado no torneio australiano até este ano.
  • Já Kontinen está participando do Grand Slam australiano pela terceira vez e seu melhor resultado no torneio era uma segunda rodada, justamente com Peers, na edição do ano passado.

Histórico de Bob e Mike Bryan

  • Os irmãos estão disputando o Australian Open pela 18ª vez, tendo conquistado seis títulos em Melbourne.
  • No total, os gêmeos já disputaram 76 Grand Slams, chegando em 30 finais.
  • Desde 2003, Bob e Mike fazem pelo menos uma final em Grand Slam por ano.
  • Com 112 títulos no total, a quadra dura é onde os irmãos se dão melhor, com 70 desses títulos sendo neste piso.
  • 2016 foi o primeiro ano em que os gêmeos não ganharam um título em quadras duras desde 2001, temporada em que conquistaram o primeiro título do nível ATP.
  • O último Grand Slam que Bob e Mike Bryan terminaram campeões foi o US Open de 2014.

Transmissão
A final será transmitida pela ESPN, logo após a final de feminina de simples, que terá início às 6h30, horário de Brasília.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s