Em duelo de brasileiros pela semifinal de duplas no Masters 1000 de Indian Wells, Marcelo Melo saiu vitorioso de quadra. Ao lado do polonês Lukasz Kubot, o mineiro derrotou o compatriota Bruno Soares e o britânico Jamie Murray de virada, com parciais de 3/6, 7/5 e 10-5.

A partida começou favorável para Soares e Murray. Duas duplas faltas de Kubot no terceiro game foram o suficiente para o brasileiro e o britânico quebrarem o serviço e saírem na frente. Ameaçados três vezes durante o set, Bruno e Murray ficaram firmes e confirmaram seus saques, voltando a quebrar os adversários mais uma vez no game final, levando a parcial.
No segundo set, a melhor dupla de 2016 começou dominante, chegando a abrir 4/2. Melo e Kubot, porém, voltaram focados para a partida, devolvendo a quebra no game seguinte e ganhando o set após quebrarem Soares. Com tudo empatado, a decisão foi para o match tie-break, onde o brasileiro e o polonês saíram na frente desde o início, abrindo 3-0 e administrando a vantagem até o fim.
Esta é a primeira final do ano da dupla, que enfrentará Raven Klaasen e Rajeev Ram na grande decisão. Melo disputa sua oitava decisão de Masters 1000, já tendo conquistado cinco títulos da categoria no passado.