Após o vice-campeonato em Indian Wells, Marcelo Melo saiu com o título em Miami. Disputando o Masters 1000 da Flórida, ele e Lukasz Kubot derrotaram os anfitriões Nicholas Monroe e Jack Sock em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/3.

A partida foi complicada, com as americanos dando pouquíssimas brechas. O bom momento de Melo e Kubot, porém, se sobressaiu, com a dupla conseguindo impor pressão com ótimas devoluções durante toda a partida. A única quebra do primeiro set aconteceu logo no game final, no saque de Monroe, onde Kubot acertou a devolução em cima do americano, desestabilizando seu voleio e mandando para fora.
Na segunda parcial, o mineiro e o polonês chegaram a abrir 2/0, mas os americanos reagiram logo no game seguinte, empatando a partida. Após sair de 0/40 no quinto game, a dupla quebrou seus adversários e não deu mais brecha, saindo campeões de quadra. O título coloca o time na segunda colocação do ranking da temporada, ficando apenas atrás de Henri Kontinen e John Peers, os campeões do Australian Open. Melo também sobe para a 6ª posição no ranking individual, enquanto Kubot vai para a 13ª colocação.