Marcelo Melo e Lukasz Kubot saíram campeões de quadra mais uma vez. Disputando o Masters 1000 de Madri, na Espanha, a dupla derrotou os franceses Nicolas Mahut e Edouard Roger-Vasselin em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/3.

A partida foi muito disputada, com chances para os dois lados. No primeiro set, os dois primeiros games foram para o ponto decisivo, já indicando que o jogo seria duro. A dupla de Melo e Kubot saiu na frente com uma quebra no sexto game, abrindo 4/2, mas viu os franceses devolverem logo após. A igualdade, então, foi mantida até o 12º game, onde Kubot acertou uma devolução que forçou o erro no voleio de Mahut, fechando o set em 7/5.
Na segunda parcial, o mineiro e o polonês abriram quebra cedo, tendo 3/0 e administrando a vantagem até o fim, confirmando a vitória no primeiro match point disponível. Este foi o segundo título da dupla na temporada, que também foi campeã do Masters 1000 de Miami, além de finalistas em Indian Wells. Em Madri, Melo conquistou seu 24º título, sendo sete deles em Masters 1000.
A conquista na Espanha coloca o time no topo do ranking da temporada, ultrapassando Henri Kontinen e John Peers, os campeões do Australian Open. A campanha também ajuda a dupla no ranking individual, com Melo subindo para a terceira colocação e Kubot para a nona.