Em partida equilibrada, Marcelo Melo e Lukasz Kubot passaram pela estreia no Masters 1000 de Roma, na Itália. A dupla venceu o mexicano Santiago Gonzalez e o paquistanês Aisam-ul-Haq Qureshi em dois sets a um, com parciais de 7/6, 6/7 e 10-2.

Os dois primeiros sets mostraram o equilíbrio da partida, terminando em tie-breaks. O primeiro contou com uma troca de quebras no meio do set e viu Gonzalez e Qureshi saírem na frente no tie-break, com Melo e Kubot reagindo pouco tempo depois e levando a parcial. Já o segundo set foi sem quebras, tendo um match point para a dupla do brasileiro no 12º game. No tie-break, o mexicano e do paquistanês conseguiram dois mini-breaks no início, saindo na vantagem. Apesar de Melo e Kubot terem salvo um set point, Gonzalez e Qureshi conseguiram fechar a parcial, levando a partida para o match tie-break. No set decisivo, Melo e Kubot abriram 5-0 rapidamente e não deixaram seus adversários chegarem perto da grande vantagem, terminando em 10-2.
“Mais um belo jogo nosso, com um pouquinho de altos e baixos, mas conseguimos manter a média e passar. Foram algumas chances na frente, outras atrás, e mesmo assim tivemos calma, depois de perder o match point no segundo set, para ir para o match tie-break, o que foi muito importante. Aí jogamos o que realmente costumamos jogar. Ficamos muito felizes com a vitória e agora é seguir com tudo, da mesma maneira ou melhor, para poder ir mais longe no torneio”, disse Melo após a vitória.
Nas quartas de final, Melo e Kubot enfrentarão os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, seus algozes no Masters 1000 de Madrid, na Espanha. Além da busca pela semifinal, Kubot também briga para se manter na liderança do ranking. Atual número 1 do mundo, o polonês precisa avançar uma rodada a mais que a dupla do croata Mate Pavic para continuar o topo.