Marcelo Melo e Lukasz Kubot continuam em grande fase. Após conquistarem o título no ATP 500 de Pequim, o mineiro e polonês foram campeões do Masters 1000 de Xangai, derrotando Bruno Soares e Jamie Murray em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2. Com oito vitórias consecutivas, a dupla encerrou a temporada asiática em alta, se garantindo no Finals e subindo posições nos rankings individual e de times.

Em partida dominante, Melo e Kubot não deram chances para seus adversários, cedendo apenas oito pontos em seus games de serviço durante toda a partida e não tendo nenhum break point contra. O brasileiro e o polonês tiveram chances de quebra em três games, convertendo todas e impondo seu ritmo, levando a partida em 1h05.
“Estamos muito felizes com esse título. Jogamos muito bem todo o torneio. Hoje o jogo foi muito bom, ficamos muito contentes com a maneira como jogamos, de novo. Conseguimos colocar o mais alto nível da nossa parceria em mais uma partida. Muito feliz com o resultado. Mais um título em Xangai, o terceiro. Eu me sinto muito bem aqui mesmo. Valeu mais uma vez pela torcida, por todas as mensagens de apoio”, disse Melo, feliz pela conquista.
Este foi o 12º título da parceria e o quarto do ano, colocando Melo e Kubot na terceira posição do ranking de times da temporada. No ranking individual, o mineiro e o polonês ganharam uma posição, dividindo a quarta colocação. Melo adicionou mais um título na sua carreira, tendo um total de 32. No seu terceiro troféu em quatro finais disputadas em Xangai, o brasileiro agora soma nove títulos na categoria Masters 1000.
Agora, as parcerias de Kubot/Melo e Murray/Soares seguem para o ATP 500 de Viena, na Áustria, e depois disputarão o Masters 1000 de Paris, terminando a temporada no ATP Finals, torneio que reúne as melhores duplas do ano em Londres.