Marcelo Melo e Lukasz Kubot encerraram a sua participação no ATP Finals com vitória. Enfrentando a dupla número 1 do mundo, o mineiro e o polonês venceram Oliver Marach e Mate Pavic em sets diretos, com parciais de 7/6 e 6/4. Apesar de precisarem de uma vitória em sets diretos para se manterem vivos na competição, Melo e Kubot encerraram sua participação pela porcentagem de games vencidos inferior ao de Marach e Pavic.

Foi a terceira vitória do ano diante de Marach e Pavic, a melhor dupla da temporada de 2018. Melo e Kubot encerram a temporada com a conquista de quatro títulos, tendo o Masters 1000 de Xangai e o ATP 500 de Pequim, ambos na China, o ATP 500 Halle, na Alemanha e o ATP 250 de Sydney, na Austrália, além do vice-campeonato no US Open.
“Ficamos felizes com a temporada que tivemos. Começamos o ano complicado, depois conseguimos terminar muito bem, especialmente classificando para o Finals. E hoje, com essa vitória, jogamos bem. Encerrar com uma vitória é sempre muito bom, especialmente em um Finals. Foi mais um excelente ano, muito feliz por estar aqui jogando pela sexta vez”, declarou Marcelo, satisfeito com a temporada.
“Eu e o Lukasz continuamos firme em 2019 com a parceria. Logicamente queríamos ter classificado, mas não deu. Fizemos o que foi possível. Agora é descansar para começar bem a temporada ano que vem”, completou.
No Finals, Melo e Kubot perderam para os norte-americanos Mike Bryan e Jack Sock, na estreia, e para os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, na segunda rodada, e passaram a depender de uma combinação de resultados e do percentual de games vencidos para seguir no torneio. Bryan e Sock já estão classificados para as semifinais, enquanto Marach/Pavic e Herbert/Mahut disputam a última vaga.
Esta foi a sexta participação seguida de Melo no Finals, recordista entre os brasileiros, a quinta de Kubot e a segunda jogando juntos, sendo vice-campeões no ano passado. Marcelo foi vice, também, em 2014, ao lado do croata Ivan Dodig.