Guia das duplas – Australian Open 2019

marach-pavic-aus-open-ap

Foto: AP

Os campeões
Oliver Marach e Mate Pavic são os atuais campeões do Australian Open. O austríaco e o croata seguiram 2018 em alta, terminando a temporada como a dupla número 1. Na preparação para o Australian Open deste ano, a dupla perdeu na estreia em Doha e chegou na semifinal de Auckland, caindo para os campeões McLachlan/Struff.

Em Melbourne, os cabeças de chave 1 terão um bom jogo de primeira rodada, encarando os italianos Bolelli/Seppi. Após a estreia, o caminho da dupla está parecido com o de 2018, tendo times com qualidades parecidas e podendo voltar a enfrentar Inglot e Roger-Vasselin, com suas respectivas duplas, McLachlan/Struff na semi, e os colombianos Cabal/Farah, cabeças de chave 2, em uma possível final.

Caminho de Marach/Pavic ao título em 2018
R1: Delbonis/Estrella Burgos
R2: Koolhof/Sitak
Oitavas: Bopanna/Roger-Vasselin
Quartas: Daniell/Inglot
Semi: McLachlan/Struff
Final: Cabal/Farah

Projeção de Marach/Pavic em 2019
R1: Bolleli/Seppi
R2: [WC]Purcell/Saville ou Gonzalez/Jarry
Oitavas: [14]Lopez/Lopez
Quartas: [6]Klaasen/Venus, [10]Inglot/Skugor
Semi: [3]Murray/Soares, [8]McLachlan/Struff, [12]Kontinen/Peers, [13]Dodig/Roger-Vasselin

Os brasileiros
Bruno Soares e Jamie Murray
Soares e Murray começaram o ano em alta, voltando a conquistar o título no ATP 250 de Sydney, no qual também ganharam em 2016, ano em que foram campeões em Melbourne. O início de seu chaveamento no Australian Open é bom, com jogos técnicos e que devem testar a dupla. Dodig/Roger-Vasselin são os primeiros cabeças de chave em seu caminho, dupla que já enfrentaram nas quartas de Sydney, vencendo em sets diretos. Nas quartas, podem enfrentar McLachlan/Struff, semifinalistas do Australian Open em 2018, ou Kontinen/Peers, dupla que sempre rende bons jogos contra Murray/Soares.

Projeção de Murray/Soares
R1: Jebavy/Molteni
R2: Bambridge/O’Mara ou Copil/Fucsovics
Oitavas: [13]Dodig/Roger-Vasselin
Quartas: [8]McLachlan/Struff, [12]Kontinen/Peers
Semi: [1]Marach/Pavic, [6]Klaasen/Venus, [10]Inglot/Skugor, [14]Lopez/Lopez

Marcelo Demoliner e Frederik Nielsen
O gaúcho Demoliner disputará o torneio ao lado do dinamarquês e campeão de Wimbledon em 2012 Frederik Nielsen, com quem pretende seguir para a gira sulamericana logo após a Austrália. A dupla não se preparou junta para o Grand Slam, com Demoliner disputando Brisbane e o Challenger da Camberra com outros parceiros, sendo campeão no último. O caminho da dupla é complicado, com os irmãos Granollers logo na estreia. Caso vençam, pegam os cabeças 10 Inglot/Skugor na segunda rodada, uma dupla com um jogo de muita força e que pode causar problemas para Demoliner e Nielsen.

Projeção de Demoliner/Nielsen
R1: Granollers/Granollers
R2: [10]Inglot/Skugor ou Daniel/Millman
Oitavas: Klaasen/Venus
Quartas: [1]Marach/Pavic, [14]Lopez/Lopez
Semi: [3]Murray/Soares, [8]McLachlan/Struff, [12]Kontinen/Peers, [13]Dodig/Roger-Vasselin,

As ausências
Marcelo Melo
Melo é a grande ausência do torneio. O mineiro sentiu uma lesão em suas costas durante a pré-temporada e adiou o início de seu ano para a Copa Davis, em Fevereiro, aproveitando o tempo parado para também retirar um cisto. Com 47 Grand Slams disputados consecutivamente, este é o primeiro que o brasileiro não participa desde que começou a disputar torneios do nível em 2007. O seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, disputará o Australian Open ao lado do argentino Horacio Zeballos.

Nenad Zimonjic
O sérvio de 42 anos passou por uma artroplastia total nos dois lados de seu quadril, estando fora de ação desde o início de Maio de 2018. Já recuperado, o campeão de três títulos de Grand Slam teve o pedido de convite negado pela organização, adiando o seu retorno às quadras para Fevereiro, na Copa Davis. O veterano já foi finalista na Austrália nas duplas masculinas (2010), além dos dois títulos em duplas mistas conquistados em 2004 e 2008.

A organização optou por premiar seis duplas completamente australianas com os convites que estão em seu poder. Os chineses Gong/Zhang, vencedores dos playoffs, completam a seleção.

Alexander Peya
O austríaco finalmente passará por uma cirurgia no seu cotovelo direito, local que o incomodou durante grande parte da última temporada. Peya disputou os torneios de Doha e Sydney ao lado de seu parceiro Mektic e já estava em Melbourne para o Australian Open, mas deixou a cidade na manhã deste domingo. Em 2018, a lesão o deixou afastado do circuito por 3 meses, com Peya optando por um tratamento mais conservador e tentando retornar no ATP Finals, mas desistindo da competição após duas partidas disputadas. Em Melbourne, Mektic disputará o torneio ao lado do alemão Krawietz.

O retorno
Após oito meses fora do circuito, Bob Bryan está de volta. O norte-americano passou por um recapeamento na cabeça do fêmur direito, tendo uma recuperação de cinco meses até o seu retorno algumas semanas atrás, em Brisbane. No tempo fora, a metade canhota dos irmãos Bryan viu seu gêmeo conquistar dois títulos de Grand Slam, além do ATP Finals. Com poucos jogos feitos antes do Australian Open, resta saber como Bob chegará em Melbourne.

Aposentadoria ativa
Hewitt foi um dos premiados com um convite para a chave de duplas. O ex-número 1 do mundo, que disputou nove torneios em 2018, apesar de ter anunciado a sua aposentadoria em 2016, disputará o torneio ao lado do compatriota John-Patrick Smith.

Melhores jogos de primeira rodada
[2]Cabal/Farah x Sock/Withrow
[5]Herbert/Mahut x Marrero/M. Zverev
[12]Kontinen/Peers x Gonzalez/Qureshi
[15]Bopanna/Sharan x Carreno Busta/Garcia-Lopez
[16]Haase/Middelkoop x Harrison/Querrey

Onde assistir
A ESPN é a detentora dos direitos de transmissão do Australian Open. Com os canais ESPN e ESPN2, além da plataforma Watch ESPN, que possui todas as quadras disponíveis, o fã de esporte não perderá nenhuma rebatida em Melbourne. O site oficial do Grand Slam também transmite o torneio completo. Confira a chave de duplas completa, estoque comida e energéticos para a madrugada e se prepare para toda a ação do primeiro Grand Slam do ano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s