Marcelo Melo e Bruno Soares, cabeças de chave número 1, estrearam com vitória no Rio Open. Os mineiros tiveram muito trabalho para superar a jovem dupla formada pelo paulista Mateus Alves e o paranaense Thiago Wild. No final, fizeram valer sua experiência para vencer por 2 sets 1, com parciais de 7/6 (9-7), 3/6 e 10-8, em 1h33min, confirmando o favoritismo e dando o primeiro passo em busca do inédito título para o Brasil no torneio.

O primeiro set já foi muito disputado. Melo e Soares viram os adversários – que entraram como dupla lucky loser no lugar do italiano Fabio Fognini e do argentino Juan Ignacio Londero – conseguirem a quebra primeiro, no quarto game, chegando a abrir 5/2. Aí devolveram no nono game para, depois de muito equilíbrio, levar a decisão para o tie-break. Novamente, muito equilíbrio, com Alves e Wild começando melhor, os mineiros reagindo e usando de sua maior experiência para fechar em 9/7.
Melo e Soares iniciaram o segundo set abrindo 2/0, com uma quebra logo no segundo game. Mas os adversários devolveram o break, fizeram 2/1, empataram 2/2 e, com nova quebra, passaram à frente, 3/2, vencendo por 6/3 e levando a definição para o match tie-break, com vitória de Melo e Soares por 10-8 para avançar no torneio.
“Os meninos jogaram muito bem mesmo, muito soltos. Condições bem lentas aqui. Não são as ideais para mim e para o Bruno. Mas, conseguimos superar. Acho que nossa experiência contou muito. É importante passar e agora focar na próxima rodada, para tentar jogar melhor do que hoje (quarta), para não ter tanto risco. Acho que foi bom, uma estreia é sempre mais nervosa. Agora é ficar melhor preparado para a próxima partida”, analisou Marcelo após a vitória.
Melo e Soares estão juntos pela segunda vez para a disputa no Rio, sendo primeira em 2016. Pelas quartas de final, enfrentarão nesta quinta-feira (21) os também brasileiros Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, que derrotaram Cameron Norrie (Grã-Bretanha) e João Sousa (Portugal) de virada. A partida será por volta das 21h, na quadra Guga Kuerten.