Melo faz balanço da temporada: “Só tem coisa positiva”

Com o término do ATP Finals, a temporada de 2019 de Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot também chegou ao fim. Semifinalistas na competição, a dupla encerrou o ano como a segunda melhor parceria, atrás apenas dos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah. No ranking individual, ambos terminaram no top 10: Marcelo em sétimo, com 4.910 pontos e pela sétima vez consecutiva entre os 10 melhores do ano, e Kubot na sexta colocação, com 5.090 pontos.

Marcelo+Melo+Nitto+ATP+World+Tour+Finals+Day+DBGmOk2jByFx

(Foto: James Chance/Getty Images Europa)

“Começamos o ano comigo machucado, então o Lukasz jogou sozinho, com outro parceiro. Depois, até encontrar o ritmo, foi só em Indian Wells. Aí terminando como a segunda melhor dupla do mundo e os resultados que tivemos, acho que foi uma excelente temporada. Resultados, logicamente, vão e vêm. E encerramos o ano muito bem. Fizemos um bom resultado no US Open, três finais seguidas (Pequim, Xangai e Viena), mais a semi no ATP Finals. Foi ótimo”, analisou Marcelo, contente com a temporada.

“Terminar como a dupla número 2 do mundo, nós dois no top 10, é fenomenal. Acho que só tem coisa positiva. Foram muito mais vitórias que derrotas e isso traz muita confiança para o ano que vem. Agora é descansar que a temporada foi longa e ir com tudo em 2020”, completou.

A dupla encerrou 2019 com seis finais e um título, conquistado no ATP 250 de Winston-Salem, nos Estados Unidos. Foram vice-campeões nos ATP 500 de Halle, Pequim e Viena e nos Masters 1000 de Indian Wells e Xangai, além de semifinalistas no ATP Finals, nos Masters 1000 de Miami e Roma e no ATP 500 de Washington. No total, a dupla já conquistou 13 títulos, com Melo tendo 33 troféus em sua carreira.

Este ano também marcou as 500 vitórias de Melo na ATP, atingidas durante a campanha no ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos. O mineiro é o maior vitorioso do tênis brasileiro e o 35º da história das duplas.

1

Gráfico das 500 vitórias: Aliny Calejon/Match Tie-Break

2

Gráfico das 500 vitórias: Aliny Calejon/Match Tie-Break

A temporada da dupla Melo e Kubot terminou com 46 vitórias em 68 jogos. Marcelo ainda esteve em quatro partidas ao lado do também mineiro Bruno Soares e em um torneio com o britânico Andy Murray, parando na primeira rodada do ATP 250 de Eastbourne, preparatório para Wimbledon. O ATP Finals, que reúne as oito melhores duplas do ano, a edição de 2019, encerrada no dia 17 deste mês, marcou a sétima participação seguida de Marcelo na competição e a terceira ao lado de Kubot.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s