O colombiano Robert Farah, número 1 do mundo no ranking de duplas e atual campeão de Wimbledon e do US Open, anunciou nesta terça-feira que está suspenso após testar positivo para boldenona, substância anabolizante, em um exame antidoping. Ao lado de Cabal, Farah já havia anunciado a desistência do ATP 250 de Adelaide, que acontece nesta semana, e do Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada.

Nas redes sociais, Farah explicou que a amostra que assinalou a presença da boldenona foi coletada no dia 17 de outubro de 2019, em Cali, fora de competição. Duas semanas antes, quando o tenista estava disputando o Masters 1000 de Xangai, na China, Farah passou por outro teste, que deu negativo. No comunicado, o colombiano frisou que foi testado cerca de outras 15 vezes durante a temporada passada e que todas resultaram em negativo.
Farah também argumentou que o Comitê Olímpico Colombiano, no ano passado, afirmou que a boldenona é encontrada nas carnes colombianas e que a substância pode afetar os testes de antidoping dos atletas do país. O número 1 do mundo chegou a ir para Adelaide, onde disputou uma exibição ao lado de Cabal, Simona Halep e Angelique Kerber. A dupla colombiana, porém, anunciou a desistência do torneio alegando doença e problemas nas costas de Cabal.
No comunicado, Farah escreveu que já está trabalhando com a sua equipe para provar a inocência e voltar às quadras o mais rápido possível. Com a lista de inscritos já divulgada, resta saber com quem Juan Sebastian Cabal disputará o Australian Open.
Um comentário em “Número 1 do mundo, Farah é suspenso por doping”