O último brasileiro a estrear no Grand Slam, Marcelo Demoliner começou com o pé direito no US Open. Ao lado de Matwe Middelkoop, o gaúcho superou a forte dupla formada pelo francês Nicolas Mahut e o alemão Jan-Lennard Struff de virada, com parciais de 6/7, 7/6 e 6/3.

Já nas oitavas, a dupla enfrentará Jamie Murray e Neal Skupski por uma vaga nas quartas, em dia a ser definido. Os britânicos foram os responsáveis pela eliminação de Ivan Dodig e Filip Polasek, os cabeças de chave 4, em sets diretos, por 6/3 e 7/5. Em ótima fase, Murray e Skupski terminaram vice-campeões do Masters 1000 de Cincinnati, disputado na última semana.
Perto de completar um ano de parceria, Demoliner e Middelkoop já conquistaram dois títulos juntos. Campeões nos ATPs 250 de Moscou (2019) e Córdoba (2020), a dupla busca um título inédito de Grand Slam na carreira. Para isso, porém, Demoliner poderá enfrentar o compatriota Bruno Soares nas quartas de final. Caso vençam suas partidas, os brasileiros disputarão diretamente uma das vagas da semifinal do US Open.